V ENPSSAN

MUITAS FOMES E CRISES SISTÊMICAS: CONTRIBUIÇÕES DESDE A SOBERANIA E A SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL

V Encontro Nacional de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, maio de 2022

 

Prezadas pesquisadoras, prezados pesquisadores e demais interessados (as)

A Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional – Rede PENSSAN convida a todas e todos para o V Encontro Nacional de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, a ser realizado no período de 23 a 27 de maio, em formato online com atividades síncronas.

Após consultas e debates, definiu-se como tema central “MUITAS FOMES E CRISES SISTÊMICAS: CONTRIBUIÇÕES DESDE A SOBERANIA E A SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL”, tema esse que busca refletir a centralidade do alimento e da alimentação no encaminhamento político das graves questões que têm assolado o Brasil e o mundo. Propõe-se, assim, a realização de debates sobre a situação da SSAN e a sua relação com a pluralidade de crises estruturais e conjunturais que marcam o momento atual.

A comissão organizadora do V ENPSSAN, coordenada por equipe vinculada à Universidade Federal da Bahia (UFBA), está trabalhando para tornar o V ENPSSAN espaço privilegiado para o aprofundamento destes debates. Como em eventos anteriores a programação, a ser divulgada até fevereiro de 2022, contemplará painéis temáticos com palestrantes nacionais e internacionais, sessões temáticas e interdisciplinares coordenadas pelos diferentes grupos de trabalho, atividades auto-gestionadas, apresentação de trabalhos, lançamento de livros e outros produtos relevantes. E atividades culturais, é claro!

Durante o V ENPSSAN serão também apresentados os primeiros resultados do II Inquérito de insegurança alimentar no contexto da COVID-19 – II VIGISAN, realizado com amostra por estados, e iniciado em novembro de 2021.

Considerando assim o papel protagonista que a Rede assumiu na geração e divulgação de dados sobre a insegurança alimentar e nutricional e fome no país, bem como a responsabilidade que nos cabe de refletir e incidir sobre a proposição de políticas públicas que possam reverter o grave quadro social vivido no Brasil, convidamos a todas e todos para desde já reservarem na agenda o período de 23 a 27 de maio de 2022, e também para prepararem trabalhos a serem submetidos e se organizarem para a proposição de atividades auto-gestionadas. Estaremos também recebendo oportunamente a indicação de obras bibliográficas e audiovisuais para lançamento ou relançamento durante o evento. A princípio a submissão de trabalhos e propostas de atividades será iniciada em fevereiro. Agende-se!

Dúvidas e sugestões façam contato pelo e-mail da rede PENSSAN: rbpssan@gmail.com, com oassunto V ENPSSAN.

Saudações, com votos de um Natal de saúde e paz e de um novo ano de esperanças e superações.

 

Salvador, 21 de dezembro de 2021

 

Comissão Organizadora do V ENPSSAN

Sandra Maria Chaves

Anelise Rizzolo

Catarine Santos

Daniela Frozi

Elaine Pasquim

Fernanda Tavares

Géssica Mercia

Ligia Amparo

Marcio Reis

Marcos Lopes Filho

Nedja Fonseca

Renata Seidl

Silvia Rigon

Valterlinda Oliveira

Veruska Prado

 

Comments are closed.