Rede Penssan ocupa assento no Consea e reforça articulação nacional contra a fome

Pesquisadoras e pesquisadores da Rede Penssan em reunião durante o 6º ENPSSAN, em setembro de 2024

A Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan) agora ocupa uma das cadeiras no Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), conforme decreto publicado no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (21). A entrada da Rede consolida um importante passo na articulação entre ciência, sociedade civil e poder público na luta contra a fome no Brasil.

A titular desta posição será a coordenadora da Rede Penssan, Silvia Zimmermann. Como  suplente, figura o vice-coordenador de relações internacionais da entidade, Marcos Lopes.

“Estar no Consea é reafirmar nosso compromisso com a democracia participativa e com a centralidade da segurança alimentar nas políticas públicas. O momento exige coragem, escuta e articulação para enfrentarmos a fome e os demais níveis de insegurança alimentar e nutricional, com responsabilidade e urgência”, afirma Zimmermann.

O papel estratégico do Consea

O Consea é um órgão de assessoramento direto à Presidência da República e um espaço fundamental de formulação e controle social das políticas públicas de segurança alimentar e nutricional. Extinto em 2019, o Conselho foi retomado em 2023 após forte mobilização da sociedade civil, diante do agravamento da fome e da insegurança alimentar no Brasil.

Nos últimos anos, o principal desafio do Consea tem sido reestruturar sua atuação em um contexto de recrudescimento da fome e do desmonte de políticas públicas. A entrada da Rede Penssan evidencia o fortalecimento do papel da ciência e da sociedade civil na reconstrução dessas políticas, com base em evidências e em diálogo com os territórios. A Rede fez sua inscrição em Edital aberto pelo Consea, em dezembro de 2024, e foi selecionada entre 70 instituições para representar o segmento “Atores coletivos da educação, pesquisa e formação” do Consea, subsegmento “Ensino, pesquisa e extensão na perspectiva da ciência cidadã”.

“O Consea é um espaço coletivo, onde a diversidade de vozes e saberes contribui para gerar políticas públicas mais coerentes com as demandas sociais brasileiras. A Rede Penssan chega com a missão de contribuir na geração da pesquisa cidadã e na articulação de pessoas que pesquisam soberania e segurança alimentar e nutricional, numa profusão de temas e territórios”, complementa a coordenadora da Rede Penssan.

Sobre a Rede Penssan

Formada em 2012 e formalizada em 2017, a Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional – a Rede Penssan – reúne pesquisadoras e pesquisadores dedicados à promoção da soberania e segurança alimentar e nutricional em todo o Brasil. Nos últimos anos, se tornou protagonista no tema nacional e internacionalmente, sobretudo pela realização de pesquisas de referência sobre o tema, como os Inquéritos Nacionais sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia de COVID-19 no Brasil – VIGISAN I e II.

A criação da Rede Penssan teve início com a instituição do Grupo Pró-Rede de Pesquisadores e Pesquisadoras em SAN, articulação prevista em proposições das Conferências Nacionais de SAN e no Seminário de Pesquisa em SAN, realizado em dezembro de 2012, em Brasília, pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e Ministério das Relações Exteriores (MRE). Este seminário produziu uma Carta Política que indicou a necessidade de constituir uma rede de pesquisadoras e pesquisadores em SAN no Brasil, que veio a ser formalizada em 2017.

Em 2024, a Rede Penssan organizou o 6º Encontro Nacional da de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (ENPSSAN), que marcou um momento de celebração, mas também de renovação de compromissos com a garantia do direito humano à alimentação. O evento reuniu especialistas, lideranças comunitárias e gestores públicos para debater os desafios da fome, da insegurança hídrica e da retomada das políticas públicas — temas que também pautam a atuação da Rede Penssan no Consea.

A nova identidade visual lançada no evento e o recorde de inscrições demonstram o fortalecimento institucional da Rede e sua capacidade de mobilização social.

“Somos uma rede que constrói pontes entre pesquisa, organizações e movimentos sociais e gestão pública. Nossa atuação no Consea será guiada por essa escuta ampla e comprometida com os direitos humanos, sobretudo, o Direito Humano à Alimentação Adequada e Saudável”, conclui Zimmermann.

Comments are closed.