Prêmio Rede PENSSAN: edital inédito está com inscrições abertas

Premiação concedida às melhores dissertação e tese sobre soberania e segurança alimentar e nutricional homenageia a socióloga Anna Peliano

 

Em uma iniciativa inédita, a Rede Brasileira em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede PENSSAN) vai premiar a melhor tese e a melhor dissertação na área de soberania e segurança alimentar e nutricional. O Prêmio Rede PENSSAN será concedido em setembro de 2024, durante o VI Encontro Nacional de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional. As inscrições estarão abertas de 20 de dezembro de 2023 a 19 de abril de 2024.

O Prêmio Rede PENSSAN, que será entregue bienalmente nos encontros nacionais, será um espaço constante de homenagem a intelectuais que dedicaram vida e trabalho a esse campo de pesquisa. Na primeira edição, a homenageada será a socióloga Anna Peliano, um dos maiores nomes na política de alimentação brasileira. Com uma vasta atuação, ela esteve à frente da elaboração do Mapa da Fome, da década de 90, que subsidiou o trabalho de Herbert de Souza, o Betinho, na Campanha Nacional contra a Fome. Atuou no Consea, no Programa Comunidade Solidária, no Ipea, e coordenou incontáveis pesquisas na Unicamp e na UnB.

A melhor dissertação de mestrado e a melhor tese de doutorado na área de soberania e segurança alimentar e nutricional serão premiadas com a certificação do Prêmio Rede PENSSAN – edição Anna Peliano. Será concedida uma premiação em dinheiro – R$ 2,1 mil para a dissertação e R$ 3,1 mil para a tese.

“É de extrema importância que esse campo de conhecimento, tão importante para a política de um país continental como o Brasil, seja incentivado. A produção científica de hoje tem desafios particulares, que respondem ao contexto atual do país. Mas não podemos esquecer que nossa luta, nas instituições de ensino, vêm de longe, de nomes como a tão fundamental Anna Peliano”, pontua Renato Carvalheira, vice-coordenador da Rede PENSSAN.

As inscrições podem ser feitas a partir do preenchimento de um formulário, disponível no site da Rede PENSSAN. Só os trabalhos defendidos até 24 meses antes do lançamento do edital serão elegíveis para esta seleção. Outros detalhes sobre critérios de julgamento, comissão julgadora e etapas do cronograma podem ser acessados no Edital, também no site da Rede PENSSAN.

Comments are closed.