Prazo prorrogado para envio de propostas à Conferência Livre da Rede PENSSAN

Atenção, profissionais e estudantes que atuam com pesquisa, docência, gestão e militância em soberania e segurança alimentar! O prazo para enviar propostas de ações ou diretrizes de políticas públicas para a 1ª Conferência Nacional Livre de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (CNLSSAN-Pesquisa) foi estendido para 23 de outubro.

A CNLSSAN-Pesquisa está marcada para o dia 24 de outubro, e é uma realização da Rede PENSSAN, com apoio da Fundação Ford e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O encontro tem por objetivo construir uma agenda de pesquisa em soberania e segurança alimentar. E, principalmente: é uma etapa de um processo maior, de consulta à sociedade para construção da 6ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, organizada pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA), em dezembro, também em Brasília.

Ao final da programação do encontro, serão escolhidas até três propostas a serem levadas à Conferência Nacional, que contribuirá para a elaboração do 3º Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (2024-2027). A CNLSSAN-Pesquisa é aberta ao público em geral, que pode participar tanto presencial como virtualmente. As inscrições podem ser feitas, gratuitamente, até o dia 23 de outubro. Para se inscrever ou obter mais informações, basta acessar o formulário online.

Sobre a CNLSSAN-Pesquisa

A CNLSSAN-Pesquisa é mais uma iniciativa da Rede PENSSAN em prol da luta por soberania e segurança alimentar e nutricional compreendida de forma sistêmica e multidisciplinar, para que questões complexas como a fome e o acesso democrático à comida de verdade tenham a dimensão e o tratamento adequados por parte dos governos, do setor privado, da academia e da sociedade. 

São  três eixos temáticas a partir dos quais se organizam as discussões e propostas dos participantes, com foco nas questões de pesquisa que podem ser respondidas para contribuir no aperfeiçoamento da ação pública e social na área: (1) determinantes estruturais e macrodesafios para a Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, (2) sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e políticas públicas garantidoras do Direito Humano à Alimentação Adequada, e (3) Democracia e participação social.

Além desses três eixos, e considerando os desafios que representam as mudanças climáticas no país e no mundo, com fortes repercussões na produção de alimentos, na qualidade do que é produzido e no acesso de todos à alimentação, a CNLPSSAN-Pesquisa terá um espaço para problematização do tema, convidando os participantes a indicarem principais temas para pesquisas sobre mudanças climáticas e sua relação com a soberania e segurança alimentar e o direito humano à alimentação adequada e saudável.

Comments are closed.