Durante a 1ª Conferência Nacional Livre de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (CNLSSAN-Pesquisa), uma importante novidade foi compartilhada com a comunidade científica. Até 2026, R$ 500 milhões serão investidos em pesquisas na área de segurança alimentar. A verba foi anunciada pela ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos.
O encontro, promovido pela Rede PENSSAN, foi realizado nesta terça-feira (24) no auditório do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). As conferências livres são uma etapa de um processo maior, de consulta à sociedade para construção da 6ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional que será conduzida pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA) em dezembro, também em Brasília.
Além da ministra, representantes do Poder Executivo e de outros órgãos públicos participaram da conferência livre. Foram discutidas propostas de ações ou diretrizes de políticas públicas – três delas foram escolhidas para serem levadas à Conferência Nacional. Essas propostas também foram entregues nas mãos da ministra, e podem subsidiar a atuação do MCTI.
“Aproveito para reconhecer e agradecer o trabalho da Rede e a coragem de tantos pesquisadores que não deixaram de produzir estudos e levantamentos durante o apagão de dados que nosso país sofreu no ciclo político anterior. Hoje, sob a liderança do presidente Lula, estamos empenhados em reconstruir o Brasil”, destacou a ministra.