Depoimentos

 

Qual a importância da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional?

 

Silvia Rigon, Professora do Departamento de Nutrição na Área de Nutrição em Saúde Coletiva e colaboradora do Programa de Pós-graduação em Alimentação e Nutricão da Universidade Federal do Paraná (UFPR)

“A criação da RBPSSAN em 2016 e o seu fortalecimento em 2017 com seu encontro nacional constituem um importantíssimo reconhecimento da produção de conhecimento dessa temática no país, que ganha maior apoio a partir de 2003, quando a SAN enquanto política pública ganha prioridade na agenda nacional. Trata-se de um movimento estratégico de aproximação e cooperação entre pesquisadoras/es, gestoras/es e técnicas/os envolvidos num trabalho de investigação complexo e de caráter inter e transdisciplinar. Tal processo de articulação tem resultado na construção   de uma ciência mais crítica e cidadã, comprometida com o direito humano à alimentação adequada e saudável, cuja relevância é  inquestionável para o presente e o futuro do Brasil e que por isso mesmo necessita do investimento público adequado  e da sua devida valorização.”

 

Elisabetta Recine, Presidenta do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA)
“A Soberania e a Segurança Alimentar e Nutricional  são campos complexos de pesquisa e prática. Suas muitas dimensões proporcionam que profissionais de diferentes especialidades se envolvam. Se por um lado este aspecto é uma qualidade diferenciadora pois estimula uma visão transdisciplinar dos problemas, por outro, acarreta desafios práticos, como o financiamento de projetos e estudos e oportunidades de publicação. A Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional  é uma resposta a estes desafios no sentido de fortalecer a organização das/os pesquisadoras/es e linhas de pesquisa. Não é por acaso que os primeiros passos desta conquista foram dados no Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, onde os princípios da Rede já se expressavam, quais sejam o compromisso com a prática acadêmica e científica cidadãs, a promoção da equidade e a  articulação dos saberes acadêmico, popular e tradicional.”

Comments are closed.