A 1ª Conferência Nacional Livre de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (CNLSSAN-Pesquisa) elegeu três propostas de pesquisa e uma delegação nesta terça-feira (24). O encontro foi realizado pela Rede PENSSAN no auditório do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em Brasília.
A votação consolida as representações da CNLSSAN-Pesquisa na 6ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, que será organizada pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA), em dezembro, também em Brasília. Sandra Chaves, coordenadora da Rede PENSSAN, foi escolhida como delegada para o evento nacional.
As três propostas foram escolhidas após ampla discussão e deliberação entre as pessoas pesquisadoras – que participaram tanto virtual como presencialmente. Antes da apresentação do resultado, a ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação se sentou à mesa da solenidade, saudou os objetivos da conferência livre, e anunciou investimentos na pesquisa em segurança alimentar para os próximos anos.
“A ciência tem grande contribuição para oferecer na superação dos desafios do Brasil. A fome é, sem dúvida, um dos desafios mais urgentes”, pontuou a ministra.
A conferência livre começou pela manhã, com discurso de boas-vindas, saudação do deputado federal Padre João (PT-MG), e leitura de regimento. A mesa de abertura contou com a presença de representantes de várias instituições públicas. Assista ao vídeo, no canal do YouTube da Rede PENSSAN, com os principais momentos da solenidade.