A Rede PENSSAN promove no dia 8 de dezembro (sexta-feira), a partir das 14h, o webinário “Alimento e água são direitos fundamentais: abordagens humanitárias em contextos de guerra”. A atividade será realizada pela plataforma Zoom, com acesso restrito às pessoas filiadas à Rede – é preciso se inscrever previamente neste link. O público em geral poderá assistir ao encontro pelo nosso canal no YouTube.
O webinário conta com as apresentações de Michael Fakhri, Relator Especial das Nações Unidas pelo Direito à Alimentação; Molly Anderson, especialista do IPES-Food e professora de Estudos Alimentares na Faculdade Middlebury; e do diplomata Milton Rondó. Renato Maluf, do conselho consultivo da Rede, traz as palavras de abertura, e Elisabetta Recine, presidente do Consea nacional, também trará seu comentário. A mediação da conversa será da coordenadora da Rede, Sandra Chaves.
Rondó, que recentemente publicou um artigo de opinião no site da Rede PENSSAN, recorda que, por resolução das Nações Unidas, o acesso à alimentação (e, consequentemente, à água) não deve ser afetada por pressões políticas ou econômicas.
“Toda uma população está sendo alvo da deliberada utilização da fome como arma política, de forma, ilegal, ilegítima e contrária a todos os princípios mais basilares do direito humanitário”.