Rede PENSSAN representa o Brasil em encontro global sobre insegurança hídrica no México

Pesquisador Mauro Del Grossi representando a Rede PENSSAN no encontro sobre insegurança hídrica.

 

A Rede PENSSAN representou o Brasil num encontro sobre insegurança hídrica, que reuniu porta-vozes de países das Américas na Cidade do México, nos dias 20 e 21 de abril. A reunião foi organizada pela Universidade Northwestern (EUA) em parceria com a Universidade Iberoamericana (México) e o Instituto Nacional de Saúde Pública do México.

O pesquisador Mauro Del Grossi e as pesquisadoras Rosana Salles-Costa e Poliana de Araújo Palmeira formaram a comitiva brasileira da Rede PENSSAN. O Brasil também foi representado pelo coordenador da Articulação do Semiárido (ASA), Antônio Barbosa.

Em sua apresentação, a Rede colocou em discussão os tradicionais e insuficientes indicadores de insegurança hídrica, como disponibilidade física da água e infraestrutura. A articulação de pesquisadores apresentou os resultados que obteve ao inserir as perguntas da Escala de Experiência Domiciliar de Insegurança Hídrica na 2ª pesquisa VIGISAN – sobre insegurança alimentar, realizada em todo o território nacional em 2022. A constatação é que 42% das famílias em situação de insegurança hídrica estão sujeitas à fome.

“Para o futuro, nós, da Rede PENSSAN, planejamos a continuidade nas pesquisas de validação da escala nos diversos contextos brasileiros, e vamos aprofundar os estudos das relações e consequências da insegurança hídrica sobre a insegurança alimentar”, aponta Del Grossi, que apresentou os resultados da VIGISAN na Cidade do México.

Comments are closed.