A alimentação em perspectiva antropológica está em pauta na 34ª Reunião Brasileira de Antropologia (RBA), que será realizada de 23 a 26 de julho, em Belo Horizonte (MG). Pessoas pesquisadoras em soberania e segurança alimentar com trabalhos referentes a esse campo de conhecimento podem enviar seus resumos até o dia 8 de março (sexta-feira) para participação no Grupo de Trabalho 20, que tem como tema “Antropologia e Alimentação: interculturalidade, saberes críticos e desafios contemporâneos em contextos de luta por direitos. A mesa tem coordenação de Flávio Bezerra Ramos, da Universidade Federal do Pará, e de Fabiana Bom Kraemer, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro e da Rede PENSSAN.
Para enviar resumos, é preciso efetuar a inscrição no evento. Mais informações sobre o credenciamento e a programação da 34ª RBA estão disponíveis no site oficial da 34ª RBA.
O painel espera contribuições para traçar novas configurações aos estudos das relações entre alimentação e cultura e as vivências de diferentes sujeitos para a garantia do direito à alimentação. Serão acolhidos trabalhos que discutam os sistemas alimentares em perspectivas antropológicas e interdisciplinares – com suas dimensões socioculturais, políticas, ambientais, religiosas, econômicas, étnicas e interculturais.